terça-feira, 11 de outubro de 2011

Filme conta história do massacre de monges na Argélia





   Baseada em fatos reais, a trama de ‘Homens e Deuses’ transfere para as telas do Oi Cine Estação, a história de sete monges franceses que foram assassinados na Argélia, em 1996. A produção do diretor francês, Xavier Beauvois, tem sessões nos dias 12, 13 e 14 de outubro, às 18h e às 20h. Os ingressos custam R$ 7, com meia entrada para estudantes.

   No filme, os cantos gregorianos e cistercienses funcionam como o coro na tragédia grega, já que o país vivia uma guerra civil entre a população e o governo – que na época ainda era submetido ao regime da ditadura. Mesmo com a situação caótica em que a Argélia se encontrava, os monges decidiram ficar junto a comunidade em que viviam, sabendo que a morte poderia ser uma consequência.

   Uma das preocupações de Xavier Beauvois era não transformar o filme em uma santificação dos monges, e sim abordar suas dúvidas, medos e prioridades quando o dilema era ficar no meio da guerra ou partir. A intenção do diretor era humanizar os monges em uma situação de risco, e mostrar que mesmo o indivíduo inclinado a trabalhar com seus ideais, quando o assunto é a própria vida, pode fraquejar.
 

  O filme também discute alguns dos assuntos mais comentados da atualidade: o terrorismo, a ideia de “benevolência” dos países ocidentais para com os orientais e o valor que a religião ainda possui. Apesar de ser baseado em uma história que ocorreu há 15 anos, ainda é possível imaginar casos como o dos monges franceses acontecendo hoje em dia. “Homens e Deuses” é um filme em que o desenvolvimento é mais importante que o final. Dessa maneira, faz com que o público passe um bom tempo refletindo sobre as provocações do diretor.

   O filme foi um dos escolhidos para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011 e no ano anterior, foi contemplado com o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. ‘Homens e Deuses’ também foi indicado a categoria de melhor filme estrangeiro ao British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) e ao Independent Spirit Awards,  premiado com o César (Oscar francês) de melhor filme, ator coadjuvante (Michael Lonsdale) e melhor fotografia.


Confira o trailer do filme:

SERVIÇO:

‘Homens e Deuses’ no Oi Cine Estação

Data:
 12, 13 e 14 de outubro
Horário: 18h e 20h30
Local: Oi Cine Estação (Av. Boulevard Castilho França s/n – Bairro: Campina)
Informações: (91) 3344-0100 ou http://www.estacaodasdocas.com.br/
Ingressos: R$ 7 (meia entrada para estudantes)
Site oficial do filme: http://www.sonyclassics.com/ofgodsandmen

Realização: Governo do Estado, Secult e OS Pará 2000

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010