terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cineclube Alexandrino Moreira exibirá curtas e documentários



   Em Belém, o Cineclube Alexandrino Moreira exibirá curtas e documentários de vários diretores. As exibições serão às segunda-feiras, às 19h, no Auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.

   Nesta segunda-feira, 8, dois curtas paraenses estarão em cartaz: “Marília", do diretor Ronaldo Salame, com duração de 13 minutos, e “Miguel, Miguel”, do diretor Roger Elarrat, com 52 minutos de duração.

   Primeira minissérie produzida no Estado do Pará Miguel Miguel, dirigida por Roger Elarrat, é um dos projetos vencedores do Edital de Minissérie das Emissoras Funtelpa, realizado em 2008. De excelente qualidade técnica obtida mesmo com um orçamento apertado de R$ 100 mil, firmado em contrato de co-produção com a emissora pública, essa iniciativa abriu portas para outros profissionais no mercado de produtores e autores.

   Miguel Miguel é a adaptação para TV da obra homônima do escritor Haroldo Maranhão. A minissérie apresentou, em 5 episódios de 13 minutos cada, a história de um casal de aposentados que investiga a incrível história de Miguel, o amigo das macarronadas de domingo que morrera duas vezes. Cada episódio traz uma nova descoberta, no antigo casarão de Úrsula e Varão, em uma trama de mistério e humor negro.

   Para levar à telinha a adaptação da obra literária, o diretor Roger Elarrat contou com um grande elenco de atores paraenses, estrelados por Henrique da Paz e Yeyé Porto e a participação especial do músico Nêgo Nelson no papel de Miguel. Após três meses de pré-produção, as filmagens ocorreram entre julho e agosto de 2009. A direção de Arte do cenógrafo Boriz Knez  envelheceu locações para criar o clima sombrio e de mistério da obra.

   O fotógrafo Carlos Ebert, único membro da equipe que veio de fora do Estado do Pará, capturou imagens em alta definição, ao lado da equipe da Digital Produções. Para dar à minissérie paraense uma qualidade estética equiparável à da atual produção televisiva nacional, a equipe dedicou um ano à pós-produção dos episódios em uma detalhada elaboração de paisagem sonora e cuidadosa interferência nas cores das cenas.

   Antes de Miguel, Miguel, será exibido “Marília”, com direção de Ronaldo Salame (13 mim, Ficção), que traz no elenco o inesquecível Walter Bandeira, fazendo par com Tati Braun, cujos personagens transitam no limite entre a paixão e loucura.



Próximas exibições:



> Dia 15/08


Louceiras do Maruanum – Dir. Ana Vidigal e Anderson Virino, Documentário/Cor/VER TEMPO (Amapá)

Neste documentário vamos conhecer de perto a comunidade afro-descendente do Amapá, suas características, na qual se destaca as louceiras, mantendo corajosamente viva essa tradição centenária.

Quilombos da Bahia – Antonio Olavo – Documentário/Cor/98minutos. (Bahia)
Centenas de comunidades negras, muitas delas seculares, vivem espalhadas por ntodo o estado da Bahia. No inicio de 2004, durante 90 dias, a equipe deste filme percorreu 12.000 Km e visitou 69 destas localidades, registrando um pouco das suas historias, buscando assim, contribuir para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.



> Dia 22/08 – ACCPA


A Hora do Lobo - Dir. Ingmar Bergman – Drama/Cor/84 minutos

Pintor e sua esposa vão morar em uma ilha bastante afastada da sociedade. Lá, em meio a intensos conflitos psicológicos, o casal conhece um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores às suas vidas, levando-os a relembrar fatos passados e questionar a própria lucidez.



> Dia 29/08 - Dia Internacional do Orgulho Gay (28 de junho)


Eu não quero voltar sozinho
 – 17 minutos.


Diário de Márcia – Dir. Bertrand Lira, Doc, 20mim
Relato pessoal e intimista de Márcia, transexual paraibana, sobre o dilema de viver o universo feminino num corpo de homem, enquanto espera retirar o último vestígio do sexo que atormenta sua existência.



SERVIÇO:

Exibição de Curtas e documentários pelo Cineclube Alexandrino Moreira

Horário: 19h

Local: Instituto de Artes do Pará  - Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré (ao lado da Basílica)
Informações: 91 3278-4578 / 4006 2918 / 8352-2524
Entrada Franca


0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010